Livreto Celebrativo | Rito da Iniciação da Vida Religiosa da Noviça Anny Beatriz





LIVRETO CELEBRATIVO

RITO DE INICIAÇÃO DA VIDA RELIGIOSA
DA NOVIÇA ANNY BEATRIZ 
PRESIDIDA PELA MADRE SUPERIORA THAÍS GABRIELLA 

30.01.2024 - Convento das Missionárias da Caridade - SJDC

Este Rito não pode e nem deve ser realizado dentro da Missa.

O Rito deve ser extremamente simples, sóbrio e reservada apenas à comunidade religiosa.

Deve-se evitar nos textos do rito tudo que pareça limitar a liberdade dos noviços ou encobrir o verdadeiro sentido do noviciado como tempo de experiência.

Este rito será celebrado na sala capitular ou noutro local adequado. Em caso de necessidade, o rito poderá ser realizado também na capela.

Celebra-se dentro de uma Celebração da Palavra de Deus.

Ritos Iniciais

Pode-se começar o rito pela saudação do Superior ou pelo canto de um salmo ou canto apropriado.
Superior: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
O povo responde:
Ass: Amém.

O Superior, voltado ao povo e abrindo os braços, saúda-o dizendo:
Superior: A graça de nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunhão do Espírito Santo estejam convosco.
O povo responde:
Ass: Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo.

O Superior pergunta aos postulantes o que desejam, usando estas palavras ou outras semelhantes:
Superior: Minhas irmãs (filhas), que desejais de nós?

Noviças: Desejamos experimentar o modo de vida da vossa comunidade para que nos ajudeis a ver se nossa vocação é autêntica e possamos ser recebidos nesta família das missionárias da caridade, a fim de seguir o Cristo mais de perto.

Superior: Deus vos conceda a graça de conseguir o que desejais.
Ass: Amém.

Terminada a pergunta ou a petição, o Superior diz:
Superior: Oremos.
Ó Deus, fonte da vocação religiosa, ouvi as preces desta vossas filhas Anny Beatriz e Camille Vitória que deseja unir-se à nossa família; fazei que nossa vida comum frutifique em mútuo amor. Por Cristo, nosso Senhor.
Ass: Amém.

    Celebração da Palavra de Deus

Leem-se depois alguns textos apropriados da Sagrada Escritura, como o Santo Evangelho do seu respectivo dia litúrgico, ou a escolha do Instituto. Logo, deve-se ser feita a aclamação ao Santo Evangelho.

PRIMEIRA LEITURA
(1Sm 3,1-10.19-20)

Senhor, fala, que teu servo escuta!

Leitor: Leitura do Primeiro Livro de Samuel. 
Naqueles dias, o jovem Samuel servia ao Senhor na presença de Eli. Naquele tempo, a palavra do Senhor era rara e as visões não eram frequentes. Aconteceu que, um dia, Eli estava dormindo no seu quarto. Seus olhos começavam a enfraquecer, e já não conseguia enxergar. A lâmpada de Deus ainda não se tinha apagado e Samuel estava dormindo no templo do Senhor, onde se encontrava a arca de Deus. Então o Senhor chamou: “Samuel, Samuel!” Ele respondeu: “Estou aqui”. E correu para junto de Eli e disse: “Tu me chamaste, aqui estou”. Eli respondeu: “Eu não te chamei. Volta a dormir!” E ele foi deitar-se. O Senhor chamou de novo: “Samuel, Samuel!” E Samuel levantou-se, e foi ter com Eli e disse: “Tu me chamaste, aqui estou”. Ele respondeu: “Não te chamei, meu filho. Volta a dormir!” Samuel ainda não conhecia o Senhor, pois, até então, a palavra do Senhor não se lhe tinha manifestado. O Senhor chamou pela terceira vez: “Samuel, Samuel!” Ele levantou-se, foi para junto de Eli e disse: “Tu me chamaste, aqui estou”. Eli compreendeu que era o Senhor que estava chamando o menino. Então disse a Samuel: “Volta a deitar-te e, se alguém te chamar, responderás: ‘Senhor, fala que teu servo escuta!’” E Samuel voltou ao seu lugar para dormir. O Senhor veio, pôs-se junto dele e chamou-o como das outras vezes: “Samuel! Samuel!” E ele respondeu: “Fala, que teu servo escuta”.

Leitor: Palavra do Senhor.
Ass: Graças a Deus.


SALMO RESPONSORIAL
(Sl 39 (40),2.4ab.7-8a.8b-9.10)

— Eu disse: Eis que venho, Senhor, com prazer faço a vossa vontade!

— Esperando, esperei no Senhor, e inclinando-se, ouviu meu clamor. Canto novo ele pôs em meus lábios, um poema em louvor ao Senhor.

— Sacrifício e oblação não quisestes, mas abristes, Senhor, meus ouvidos; não pedistes ofertas nem vítimas, holocaustos por nossos pecados. 

— E então eu vos disse: 'Eis que venho!' Sobre mim está escrito no livro: 'Com prazer faço a vossa vontade, guardo em meu coração vossa lei!'

— Boas-novas de vossa justiça anunciei numa grande assembléia; vós sabeis: não fechei os meus lábios!

SEGUNDA LEITURA
(Rm 6,3-11)

Levemos um vida nova.

Leitor: Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos.
Irmãos: Será que ignorais que todos nós, batizados em Jesus Cristo, é na sua morte que fomos batizados? Pelo batismo na sua morte, fomos sepultados com ele, para que, como Cristo ressuscitou dos mortos pela glória do Pai, assim também nós levemos uma vida nova. Pois, se fomos de certo modo identificados a Jesus Cristo por uma morte semelhante à sua, seremos semelhantes a ele também pela ressurreição. Sabemos que o nosso velho homem foi crucificado com Cristo, para que seja destruído o corpo de pecado, de maneira a não mais servirmos ao pecado. Com efeito, aquele que morreu está livre do pecado. Se, pois, morremos com Cristo, cremos que também viveremos com ele. Sabemos que Cristo ressuscitado dos mortos não morre mais; a morte já não tem poder sobre ele. Pois aquele que morreu, morreu para o pecado uma vez por todas; mas aquele que vive, é para Deus que vive. Assim, vós também considerai-vos mortos para o pecado e vivos para Deus, em Jesus Cristo.

Leitor: Palavra do Senhor.
Ass: Graças a Deus.

EVANGELHO
(Jo 12, 24-26)

Diác ou Sac: O Senhor esteja convosco.
Ass: Ele está no meio de nós.

Diác ou Sac: 
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo João.
Ass: Glória a vós, Senhor.

Então o diácono ou o sacerdote, se for oportuno, incensa o livro e proclama o Evangelho.
Diác ou Sac: Em verdade, em verdade vos digo: se o grão de trigo, caído na terra, não morrer, fica só; se morrer, produz muito fruto. Quem ama a sua vida, perdê-la-á; mas quem odeia a sua vida neste mundo, conservá-la-á para a vida eterna. Se alguém me quer servir, siga-me; e, onde eu estiver, estará ali também o meu servo. Se alguém me serve, meu Pai o honrará.

Leitor: Palavra da Salvação.
Ass: Glória a vós, Senhor.

Terminadas as leituras, o superior dirige à comunidade e aos postulantes uma breve exortação acerca da natureza da vida religiosa e do espírito do Instituto, ou então lê um capítulo adequado da Regra. 

Conclusão do Rito

É aconselhável encerrar o rito com a Oração dos Fiéis e o Pai-nosso.

Superior: Irmãs: A nossa família espiritual está hoje em festa por esta(s) serva(s) de Deus, que se consagra(consagram) ao serviço de Cristo e da Igreja pela primeira profissão. Elevemos, pois, as nossas preces a Deus Pai, que lhe(s) concedeu o dom da vocação, dizendo (ou: cantando), com alegria:

Ass. Ouvi-nos, Senhor. Ou: Confirmai-nos, Senhor, no vosso Espírito.

1. Pela santa Igreja de Deus, para que um dia, na pessoa destes seus filhos, se apresente a Cristo cheia de graça e santidade, oremos.

2. Pelos fiéis cristãos do mundo inteiro, para que escutem o chamamento do Evangelho e sigam a Cristo pelo caminho da santidade, oremos.

3. Pelo bem-estar e salvação de todas as nações, para que os religiosos que nelas vivem e trabalham lhes anunciem a paz de Jesus Cristo, oremos.

4. Por todos os religiosos e religiosas, para que, pelo seu modo de viver, sejam sinal anunciador do reino dos Céus, oremos.

5. Pelos que abraçaram os conselhos evangélicos, para que, a exemplo dos primeiros discípulos, sejam um só coração e uma só alma, oremos.

6. Pela(s
) que hoje faz(fazem) a primeira profissão religiosa, para que o Senhor lhe(s) dê o gosto da oração assídua, da penitência alegre e do apostolado, oremos.

7. Por aquela
(s) que hoje se consagra(consagram) ao serviço divino, para que cresça nela(s) o espírito da caridade fraterna e do amor por todos os homens, oremos.

8. Por todos nós, aqui presentes, em assembleia, para que, dóceis à palavra do divino Mestre, dêmos frutos de santidade para a vida eterna, oremos.

Superior: Atendei, Senhor, às preces do vosso povo e, por intercessão da Virgem Maria, Mãe da Igreja, infundi o Espírito Divino sobre esta
(s) vossa(s) serva(s), a quem chamastes a seguir a Cristo pelo caminho da perfeição evangélica, e fazei que venha(venham) a confirmar estes votos temporários pela futura consagração perpétua. Por Cristo Senhor nosso.

Superior: Rezemos, com amor e confiança, a oração que o Senhor Jesus nos ensinou:
Ass: Pai nosso que estais nos céus, santificado seja o vosso nome; venha a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade,  assim na terra como no céu; o pão nosso de cada dia nos daí hoje, perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal.

Depois, se pode acrescentar outra oração apropriada; como por exemplo:
Superior: Ó Deus, fonte de toda vocação, acolhei com bondade as preces dos vossos filhos. Que estas irmãs, experimentando a nossa vida, conheçam a vossa vontade, e sejamos todos confirmados no vosso serviço. Por Cristo, nosso Senhor. 
Ass: Amém.

11. O Superior confia os noviços ao seu mestre e todos os saúdam fraternalmente, conforme o costume da família religiosa. Enquanto isso, canta-se um hino apropriado ou um canto de louvor
Postagem Anterior Próxima Postagem