MADRE TERESA DI CALCUTTA
MISSIONARIARUM A CARITATE
ESTATUTO DE NORMAS
SUMÁRIO
1• APRESENTAÇÃO
2• BULA DE CRIAÇÃO
3• CAPÍTULO I - A MISSÃO DA CONGREGAÇÃO
4• CAPÍTULO II - A COMUNIDADE DA CONGREGAÇÃO
5• CAPÍTULO III - FORMAÇÃO DA COMUNIDADE
6• CAPÍTULO IV - A ESTRUTURA DA CONGREGAÇÃO MISSIONÁRIAS DA CARIDADE
7• CAPÍTULO V - COMPLEMENTAÇÃO
APRESENTAÇÃO
A CONGREGAÇÃO NA REALIDADE DO APOSTOLADO
Seguindo a realidade virtual, a Congregação das Missionárias da Caridade, seguindo o exemplo de Madre Teresa de Calcutá, leva o objetivo missionário de levar Cristo ao mundo, expandindo o Carisma da congregação e o Carisma da vida Religiosa e Consagrada e espalhando o Evangelho de Cristo pelo mundo virtual.
Dentro do Apostolado, as Missionárias da Caridade buscam uma evangelização concreta e verdadeira, esforçando-se a levar a Boa Nova aqueles que estão necessitados da misericórdia de Nosso Senhor Jesus Cristo. Assim, a comunidade em constante oração busca cada vez mais uma vida dedicada a Deus, com a missão da Congregação.
Por isso, constrói entre os membros da congregação o ardor missionário, unindo-se com a Igreja e dedicando-se a essa missão. Por meio dos votos religiosos, consagram-se a esse envio de piedade, na dedicação a Evangelização comunitária entre as irmãs da Congregação, levando consigo um amor intenso e vibrante a Cristo, e seguindo os grandes e santos exemplos de Madre Teresa de Calcutá.
BULA DE CRIAÇÃO
Bula "Servitium et Caritas" - Pela qual se Decreta a Abertura da Ordem das Missionárias da Caridade
"LEO, EPISCOPUS
SERVUS SERVORUM DEI
Aos que chegarem está bula saudações e copiosas bençãos apostólicas.
Aprouve o Espírito Santo Paráclito me conceder a dignidade de sentar sob a Cátedra de São Pedro, pela qual governo todo orbe católico vigente nos muros de nossa Igreja particular do Minecraft e com o divino ardor de apascentar o rebanho de Nosso Senhor Jesus Cristo, assistir as necessidades espirituais em volta do mundo, de maneira a saná-las de forma virtuosa e eficiente. E nós, a exemplo de Cristo que usando parábolas mostrou-nos a importância e necessidade de guiar um rebanho, voltando-me ao pedido da Ordem Missionárias da Caridade para que se tornem uma ordem religiosa, e eu como sucessor do bem aventurado apostólo Pedro concedo a presente bula para que se dê a abertura da ordem para que possam "viver os conselhos evangélicos e testemunham o amor cristão vivendo em fraternidade."
"Somos contemplativas no coração do mundo, porque 'rezamos' o nosso trabalho. Realizamos um trabalho social, certamente, mas somos mulheres consagradas a Deus no mundo de hoje. Entregamos a nossa vida a Jesus, com uma renúncia total e a serviço dos pobres, tal como Ele nos deu a Sua vida na eucaristia. O trabalho que fazemos é importante, mas não é tanto a pessoa que o faz que é importante. Fazemos esse trabalho por Jesus Cristo, porque o amamos. É tão simples. Não temos condições de fazer tudo. Eu sempre rezo muito por todos aqueles que se preocupam com as necessidades e misérias dos povos. Muitas personalidades e gente rica se associaram à nossa ação. Pessoalmente, não possuímos nada. Não ganhamos dinheiro. Vivemos da caridade e para a caridade." dizia Madre Tereza de Calcutá, sobre a finalidade da Ordem.[1]
Também exorto vós dilétas filhas da Ordem das Missionárias da Caridade, a sempre se colocar em doação ao serviço da oração e também ao serviço de ajuda dos mais necessitado.
Em conformidade, após ter ouvido o parecer da congregação para os Institutos de Vida consagrada e Sociedades Apostólicas, no uso de nossa autoridade apostólica, DECRETAMOS a abertura oficial da Ordem das Missionárias da Caridade, com o uso de todos os direitos dado as Sociedades de Vida Religiosa, bem como passa a ter os deveres inerentes a mesma, ficando a disposição da Congregação para os Institutos de Vida consagrada e Sociedades Apostólicas para que se preste os devidos esclarecimentos, bem como caso necessário a congregação preste auxílio a ordem.
Ainda declaro que deverá ser celebrada solenemente a missa de Inauguração oficial da ordem, e que seja lida a presente bula na celebração, celebrada por mim ou por alguém delegado posteriormente.
Por fim rogo a bem aventurada Virgem Maria, para que possa interceder pela Ordem das Missionárias da Caridade, e ao Espírito Santo Paráclito para que possa sempre iluminar toda ordem e aos seus superiores para que sempre tomem decisões em prol da Ordem e que ele também possa ilumina toda a Santa Igreja para que imite sempre os passos de seus divinos fundadores.
Dado e passado em Roma, na sede da Congregação para as Ordens Religiosas, aos 20 dias do mês de Outubro do ano da Graça de 2021.
Leão, Pp. III
Pontifex Maximus"
CAPÍTULO I - A MISSÃO DA CONGREGAÇÃO
O auxílio aos pobres
Objetivo da Congregação
Uma Missionária da Caridade busca sempre o auxílio com os mais necessitados, seguindo o exemplo e o Carisma de sua Madre Fundadora, Santa Teresa de Calcutá.
“Buscando a face de Deus em todas as coisas, em todas as pessoas, em todos os lugares, durante todo o tempo, e vendo a Sua mão em cada acontecimento – isso é contemplação no coração do mundo”.
– Santa Teresa de Calcutá
Uma dedicação sincera a esta missão de ajudar aqueles que precisam, sempre a disposição de ir proclamar a Boa Nova, oferecendo seus dons e suas vidas aos mais necessitados. Então levam em si esse ardor missionário de levar aos povos os dons que Deus as concede; o dom de ver Cristo nos mais necessitados e dedicar sua vida em favor destas pessoas. "Fui enviado para levar boas novas aos pobres."
Objetivo das Missionárias da Caridade, como dito pela Madre Teresa de Calcutá, nunca foi e nunca será um "trabalho social", pois as irmãs da Caridade são contemplativas; contemplam Cristo nos nos mais necessitados. Levando os pilares da Congregação: "Cristo encarnado na Eucaristia" e "Cristo encarnado no pobre", vão às ruas à procura dos pobres e doentes, para dar-lhes mais que remédios, banho ou alimento, dão-lhes amor, pois contemplam Jesus que neles vive. Por isso, saem em missão sem esperar, de imediato, assim como a Vigrem Maria saiu "às pressas" para ajudar sua prima, Santa Isabel, que estava grávida de João Batista. O auxílio aos que necessitam.
Levando consigo esse amor intenso a Cristo, possuem essas obras contemplativas. Contemplam Cristo que vive no próximo. Por isso, nessa vida consagrada vão em missão, como o discípulo enviado, buscando levar aos povos o que o Mestre os ensina; portanto, as Missionárias da Caridade são Discípulas em Missão, que ao escutar o chamado de Nosso Senhor Jesus Cristo, atendem; e atentas ao envio de Cristo vão em missão, sem esperar.
O Carisma da Congregação
Com um Carisma contemplativo são "mulheres consagradas a Deus no mundo de hoje", "contemplativas no coração do mundo". É uma entrega total a Deus, ao qual não se preocupam a quem estão fazendo o bem, mas por quem o realizam o trabalho. Fazem essa ação piedosa por Cristo. "Eu vou às pessoas – não faz diferença se sejam hindus, mulçumanos ou cristãos – e digo-lhes: ‘eu estou lhe dando uma oportunidade de fazer alguma coisa bela a Deus.'” Logo, todo o despojamento das irmãs, toda a missão, todo o sacrifício, toda luta é por Cristo, pois veem o próximo em Cristo. Todo o trabalho evangelizador e missionário que é realizado é por Cristo, com Cristo e em Cristo.
A penitência é algo que está constantemente presente na vida das irmãs. "A santidade de Madre Teresa era tão grande, que nem sequer quando estava fora de casa, ela se alimentava, dizia que isso seria um desrespeito para com os seus pobres." Então a penitência é um gesto contemplativo dentro do Carisma da Congregação, se colocando no lugar do próximo. “O amor verdadeiro fere. A cruz feriu Jesus.” Ferindo-se por amor. Este é o Carisma da Congregação. Algo concreto e não simbólico, mostrando tanto numa contemplação tanto na penitência, o amor a sosso Senhor.
A Missão dentro do Apostolado
No meio virtual, a Congregação leva consigo a missão de levar a Boa Nova por meio da Internet. Tem em si uma grande frase, que é um meio de inspiração a prosseguir com a Evangelização: "Tenho sede." Leva consigo o objetivo no Apostolado, buscando saciar a sede de nosso Senhor Jesus Cristo que clama na Cruz, a sede por nós. O Seu desejo é que tenhamos vida, e vida em abundância. Portanto, as irmãs no Apostolado, pelo meio virtual, na oração, penitência, e evangelização em suas ações e palavras, buscam saciar nosso Senhor.
No Apostolado temos o trabalho de servir a Deus, buscando a nossa santificação e a salvação das almas, dos pobres; não em apenas um local, mas em todo o mundo, onde quer que estejam. Levamos o amor de Deus a essas pessoas, em ação viva e não morta. Toda Missionária da Caridade é enviada em uma missão, seguindo o conselho da Virgem Maria nas Bodas de Caná: "Fazei tudo o que Ele vos disser".
Logo, o objetivo da Congregação é esse: apagar a infinita sede de Jesus Cristo na Cruz, que por amor entregou sua vida no nosso lugar, por amor. Portanto, levamos conosco esse objetivo e saciá-lo, entregando nossas vidas, em prol da salvação das almas, por amor a Ele, com espírito de confiança, plena rendição aos serviços de Deus, com alegria a esse chamado, levando a cada um esse amor de Deus por nós. Assim, tornamo-nos igreja plenamente presente no mundo de hoje.
CAPÍTULO II - A COMUNIDADE DA CONGREGAÇÃO
Irmãs da Caridade
Irmãs Missionárias
Santa Teresa de Calcutá dizia para as irmãs: “Eu vou, eu quero, com ajuda de Deus, ser santa”. Por meio do ardor missionário, vemos, sobretudo, o principal objetivo das irmãs: a Santidade. Cada ordem religiosa possui sua espiritualidade. A espiritualidade das irmãs da Congregação Missionárias da Caridade tem esse ardor em fazer a vontade de Deus. Todos temos duas Vocações: a Santidade, vocação universal; e a segunda Vocação é a particular, ao qual Deus chama conforme as necessidades no mundo. Então, as irmãs possuem este dom concedido por Deus e são chamadas a essa missão.
A Congregação em nossa realidade possui este zelo. Com o Carisma missionário segue a Evangelização, levando a Boa Nova no mundo virtual. Em uma comunhão com toda a Igreja, unindo-se cada vez mais a Cristo, as irmãs espelham-se nos exemplos e ensinamentos de Santa Teresa de Calcutá, e assim, também em discernimento vocacional, por meio da oração e penitência buscam a Santidade. Portanto, é preciso ter essa admissão ao que é sagrado, para que possa cumprir fielmente com o serviço.
Espiritualidade
A espiritualidade das irmãs é algo de suma importância para a continuidade aos trabalhos. Sem o recolhimento voltado para um direcionamento espiritual não é possível suprir com os votos prometidos ao longo da vida Religiosa. As irmãs recolhem-se em Clausura com um foco voltado a oração e penitência, para que elas e, também todos o Apostolado possam cumprir com sua missão de forma concreta. A oração é, antes de tudo, o combustível para o seguimento da Evangelização, tendo sempre em suas intenções o serviço pastoral do Apostolado e da Congregação.
Com uma espiritualidade contemplativa vivem verdadeiramente o que Santa Teresa de Calcutá nos ensina: "Ver Cristo no irmão"; e assim levamos a Palavra de Deus aos mais necessitados, que sofrem de fome e de sede. O principal foco é alimentar essas pessoas que passam necessidades; alimentá-los não apenas com pão e água, mas sim de Deus. Levam como objetivo a alimentação destas pessoas, entregando-lhes o que mais temos de valioso em nosso meio: O Pão da Vida Eterna; dando a eles a oportunidade de nunca mais sentir sede, entregando diretamente da fonte que jorra Água Viva. Levar a essas pessoas o Reino Eterno é o nosso objetivo.
Vendo a realidade da Congregação no Apostolado, levamos este ponto como objetivo principal na Evangelização: Alimentar aqueles que sofrem... sofrem da ausência da presença de Deus, pois em algum momento de suas vidas se afastaram e não conseguiram voltar. Vendo ambas as necessidades: Cristo, que sente sede por essas alma, e essas almas que passam fome de Deus, as irmãs assumem essa missão de alimentar estas pessoas com a Palavra de Vida Eterna por meio do mundo virtual, fazendo assim a Vontade de Deus que nos envia em missão. Logo, o Carisma, a Oração e a Espiritualidade Contemplativa das irmãs formam toda a Espiritualidade da Congregação. Para que se possa ter uma evangelização frutuosa, é necessário assumir este Carisma que envolve, a Oração que sustenta e a Contemplação que rege este caminho, e assim é possível seguir essa dedicação ao serviço de Deus com fervor.
Penitência
A penitência é algo primordial para aproximar-se de Deus. A irmãs possuem também essa espiritualidade pela piedade, onde, por meio da penitência, se colocam no lugar dos mais desfavorecidos. As irmãs da caridade despojam-se de tudo, assim podem compreender melhor a situação dos irmãos menos privilegiados. A lista dos seus pertences é pequena: um prato esmaltado e coberto, dois humildes sarís, um jogo de roupa interior simples, um par de sandálias, um pedaço de sabão, guardado numa caixa de cigarros, um travesseiro e um colchão bastante fino, bem como dois lençóis e um balde metálico. De maneira que quando precisarem sair às pressas, em um minuto já estarão prontas. Como dizia Madre Tereza de Calcutá: “Oferte até que lhe fira”, “O amor verdadeiro fere. A cruz feriu Jesus.”. Assim é a penitência, um ferimento por amor.
Este "ferimento" pode ser exemplificado com o o Celibato do Sacerdócio, onde ferindo sua natureza humana, assume a missão dada por Deus, pela salvação das almas. Assim também é com a penitência das irmãs da Congregação: buscam o despojamento do conforto, oferecendo em sacrifício a Deus por sua missão; também, para que possam aprimorar toda a contemplação que está presente na espiritualidade da Congregação, a penitência as faz sentir o que o outro sente. Desta forma, o amor ao próximo cresce, pois entende o que outro passa na pele. Então esse despojamento é primordial para uma evangelização mais frutuosa.
Em nossa realidade, buscam a penitência por meio da constante oração, despojando-se de todo comodismo, e dando o exemplo aos outros jovens. Ao invés de desperdiçarem o seu tempo com as redes sociais, evangelizam por meio dela. Juntamente com uma oração constante, levam Cristo pelas telas e seguem um caminho missionário e evangelizador, sendo porta-voz de Deus em um mundo que segue em frequente decadência pelos males do pecado, que é o meio virtual. Portanto, o recolhimento para a oração em forma de penitência é um meio de contemplação desses casos e também um revigoramento para prosseguir com sua missão.
CAPÍTILO III - FORMAÇÃO DA COMUNIDADE
Tornando-se irmã missionária
Estilo de Vida, Compromisso, Comportamento e Conduta
• Escolhendo deliberada e voluntariamente viver uma vida de pobreza e austeridade – escolhendo ser pobre e simples.
• Vestida com um traje simples e modesto de algodão, um sári de três listras com bordas azuis (usado no estilo bengali), calçado simples e uma bolsa de pano simples, sem relógio de pulso, sem anel de dedo ou outros acessórios.
• Viver em comunidade em conventos, em habitações simples e salas comuns, sem disponibilização de quartos privados.
• Sair em pares, transportar-se nos meios de transporte mais baratos.
• Sustentado por um fundo comum da Congregação, sem conta bancária pessoal ou bens em nome, sem dinheiro pessoal.
• Não comer ou beber nas casas dos pobres que os ricos visitavam, fornecendo comida para a jornada do dia.
• Nenhuma participação em entretenimentos sociais, como teatros, festas, restaurantes.
• Utilização de aparelhos elétricos e electrónicos apenas em caso de necessidade absoluta, ou seja, requisitos legais.
Se torna evidente a forma como que a missão religiosa suscita uma doação significativa perante todas as ações de um religioso. Não somente em uma ordem como em uma igreja particular, sabe-se a importância do compromisso destacado pela prática nas celebrações e participações em demais eventos remetidos à todos os membros da Ordem, que apartir da tomada de consciência sobre sua missão, deve praticá-la e nunca perdê-la, sendo que todo o carisma necessita de uma prática maior, para que se torne amplo e eficiente quando se ressoa estas convicções sobre cada instituto de Vida Consagrada e Sociedades Apostólicas.
É notório que em toda a nossa vida devemos respeito e obediência a demais tipos de pessoas em uma sociedade, que através de seus encargos e missões, suscitam está espécie de respeito. Em nossa realidade da igreja, vemos que este dever do respeito e comportamento se torna muito significativo. Nas ordens não são diferentes, e faz com que esta ação de classe seja omitida aos superiores e quaisquer outros encardinados em seus demais encargos e consagrações aos serviços. Com isso, sabe-se que neste meio religioso, o respeito é de suma importância para uma perfeita comunhão com seus irmãos para um maior êxito no concluimento de suas missões seladas no compromisso confiado através do próprio carisma da Ordem. Portanto, que o respeito,compromisso e ética possa triunfar sempre sobre as relações dos membros e que sejam descartados os mals comportamentos, palavras chulas e atitudes desrespeitosas que são reprimidas em quaisquer lugares ocupados pela glória da igreja.
É recomendável que todos os religiosos proponham eventos para o cumprimento da agenda local de sua família religiosa.
É necessário que o religioso organize no mínimo 1 evento semanal dentro da agenda da família religiosa.
A utilização do hábito religioso é de caráter obrigatório a todos os membros em qualquer território presente no Minecraft. A sua utilização é dispensada aos bispos, cônegos em casos solenes e especiais no cabido que ele é inserido e em aprovações escritas e publicadas pelo superior em casos específicos aos demais membros.
Todos os religiosos devem respeito e obediência aos seus superiores, fazendo com que vivam em perfeita comunhão.
Os membros das Ordens religiosas têm o direito de convidar outros irmãos que não pertencem a nenhuma família religiosa para adentrar à vida religiosa. Contudo que a mesma seja de interesse próprio e que não haja nenhuma desavença caso o outro não aceite o convite.
Em caso de saída de algum membro, o mesmo deve recorrer ao superior e apresentar um documento referente ao seu desligamento. O Superior pode analisar seu pedido de saída e escrever um documento, notificando a todos os religiosos sobre o desligamento do membro da família religiosa em questão.
Orientações de conduta aos membros de família religiosa | Congregatio de Institutis Vitae Consecratae et Societatis Apostolicae
4/11/202
Processo formativo
O processo inicia já com o acolhimento, onde a irmã é acolhida pela equipe vocacional da Congregação. A irmã as informações necessárias para engressar no Apostolado e assim também engressar na Congregação. Após entrar no convento, recebe o título de "Noviça" e irá passar pelos processo formativos até os votos temporários. Após isso, recebe os votos perpétuos.
Na formação, é ensinado, primeiramente a história da Congregação, como começou e também sobre os objetivos, falando sobre toda a história da Fundadora (Madre Teresa de Calcutá), contando, desde sua infância até a juventude; desde o momento ontem engressou na vida Religiosa até o início da missão; desde os seus ensinamentos até sua morte, beatificação e canonização. Após a introdução em toda a história da Congregação e da Fundadora, inicia os ensinamentos sobre os estilos de vida, compromisso, comportamento, regras (Tudo o que fora passado no 1° artigo), e as informações sobre o hábito religioso. Também é passado e introduzido todas as informações necessárias para ter uma melhor experiência dentro do jogo. Vale ressaltar que as responsáveis pelo acolhimento e formação precisam dar todo o apoio e ajuda que forem necessários para que as irmãs possam interagir completamente com o Apostolado.
Hábito Religioso
Hábito Religioso das Noviças
Assim que alguma religiosa assume seu compromisso com a entrada na Congregação, é necessária a utilização de detalhes próprios para tal missão e identificação.
Vestida com um traje simples e modesto de algodão, um sári de três listras com bordas brancas.
Hábito Religioso das Missionárias:
Vestida com um traje simples e modesto de algodão, um sári de três listras com bordas azuis.
Vale Ressaltar que o uso do hábito é obrigatório.
"Ao longo da história da Igreja, o hábito dos religiosos teve uma grande importância, porque os religiosos não só estão chamados a uma vida de total consagração a Deus, mas também a manifestar e testemunhar publicamente sua entrega ao serviço de Deus.
O hábito é sinal de consagração [1]. Embora muitos acreditem e falem que não, os sinais devem ser empregados mais que nunca, “sobretudo neste mundo de hoje, que se mostra tão sensível à linguagem das imagens… onde se é tão timidamente debilitado o sentido do sagrado, o povo sente a necessidade destes apelos a Deus, que não podem ser abandonados sem um certo empobrecimento do nosso serviço sacerdotal” [2].
Este sinal “para o religioso expressa sua consagração e põe em evidência o fim escatológico da vida religiosa” [3]. Os religiosos usam o hábito, como sinal de sua consagração e como testemunho de pobreza [4]. A real valia do hábito está dada “não só porque contribui com o decoro do sacerdote em seu comportamento externo ou no exercício de seu ministério, mas, sobretudo, porque evidência na comunidade eclesiástica o testemunho público que cada sacerdote está chamado a dar da própria identidade e especial pertença a Deus” [5]. Deve amar, pois, o hábito, que veste, como uma segunda pele. Dizia São Francisco de Assis que só com a presença do religioso vestido com seu santo hábito já se prega [6].
Sendo assim, analisando a falta de compromisso com o uso do hábito em nossas atividades e famílias religiosas, essa congregação preocupada com a inutilização do mesmo ao decorrer do tempo, vem por meio desse decreto, como de fato decretamos, o USO OBRIGATÓRIO do hábito em todo o orbe minecraftiano, em todas as suas funções e atividades. Salva-se exceção aos bispos religiosos, que já não cumprem obrigatoriedade com as ordens religiosas, aos cônegos que em momento solene de seu cabido pode se despir do mesmo e em casos de aprovações emanadas e publicadas pelo superior.
Por fim, que possam viver plenamente a missão religiosa que buscaram seguir e que façam uso desse sinal de consagração a Deus que é o hábito religioso. Roguemos aos santos padroeiros das vossas ordens religiosas para que intercedam a Deus que possam ajudar a seguirem em suas missões."
Orientações sobre o uso do hábito nas famílias religiosas | Congregatio de Institutis Vitae Consecratae et Societatis Apostolicae
1/11/2022
CAPÍTULO IV - APOSTILA DE FORMAÇÃO
TÓPICO 1 - ORIGEM DAS MISSIONÁRIAS DA CARIDADE
As Irmãs Missionárias da Caridade (Irmãs de Madre Teresa ou Irmãs de Madre Teresa, como muitos nos chamam) é uma comunidade religiosa da Igreja Católica, fundada por Madre Teresa de Calcutá (atual Santa Teresa de Calcutá) em 1950 em Calcutá, Índia. . Nossa comunidade é totalmente dedicada ao serviço dos mais pobres, independentemente de classe social, credo, cor ou religião. Escolhemos deliberadamente mostrar a preocupação de Deus pelos mais pobres e humildes, permanecendo no terreno, ao mesmo tempo que oferecemos um serviço imediato e eficaz aos necessitados, até que encontrem alguém que os possa ajudar de uma forma melhor e mais duradoura. Nas palavras da nossa fundadora, Madre Teresa de Calcutá,
“O objetivo das Irmãs Missionárias da Caridade é dedicar-se de coração e alma e exclusivamente ao bem-estar material e espiritual de todas as pessoas desamparadas, dos pobres indefesos, das crianças negligenciadas, dos abandonados doentes, leprosos e mendigos merecedores – em suma, todos aqueles infelizes que, seja por sua própria negligência ou por falta de preocupação pública, são deixados à deriva pela vida sem ajuda ou esperança.”
As Missionárias da Caridade são a única organização fundada por Madre Teresa de Calcutá para cumprir sua missão de amor e perpetuar seu legado. Como instituição de caridade registada na Índia (e em vários outros países do mundo), e com sede em Calcutá, a organização serve os mais pobres entre os pobres em todo o mundo.
Nós, as Irmãs Missionárias da Caridade, prestamos serviço sincero e gratuito aos mais pobres dos pobres, independentemente da classe social, cor, credo ou religião.
A FUNDADORA DA CONGREGAÇÃO
Madre Teresa de Calcutá (1910-1997) foi uma missionária católica macedônia, famosa por seu trabalho de ajuda às populações carentes do Terceiro Mundo.
Logo cedo descobriu sua vocação religiosa. Com dezoito anos entrou para a Casa das Irmãs de Nossa Senhora do Loreto. Criou a Congregação Missionárias da Caridade. Dedicou toda sua vida aos pobres. Em 1979 recebeu o Prêmio Nobel da Paz. Foi Beatificada pela igreja católica em 2003 e canonizada em 2016.
Infância e Juventude
Agnes Gonxha Bojaxhiu, conhecida como Madre Teresa de Calcutá, nasceu em Skopje, na Macedônia, no Sudeste da Europa, no dia 26 de agosto de 1910. Seu pai era um merceeiro albanês. Foi educada numa escola pública da atual Croácia. Ingressou na Congregação Mariana. Com o consentimento dos pais, no dia 29 de setembro de 1928, entrou para a Casa das Irmãs de Nossa Senhora de Loreto, em Dublin, Irlanda, o seu sonho era ir para a Índia, onde faria um trabalho missionário com os pobres. Em 24 de maio de 1931, fez votos de pobreza, castidade e obediência, recebendo o nome de Teresa. Da Irlanda, Irmã Teresa partiu para Índia, onde foi enviada para Darjeeling, local onde as Irmãs de Loreto possuíam um colégio. De Darjeeling a Irmã Teresa foi para "Calcutá" onde passou a ensinar História e Geografia no Colégio de Santa Maria, da Congregação de Nossa Senhora do Loreto. Mais tarde foi nomeada diretora.
Chamado para a caridade
Em setembro de 1946 durante uma viagem de trem, Madre Teresa ouviu um chamado interior que a fez decidir abandonar o noviciado e se dedicar aos necessitados.Depois de apresentar seu plano, recebeu a autorização do Papa Pio XII, no dia 12 de abril de 1948. Embora deixando a congregação de Nossa Senhora de Loreto, a Irmã Teresa continuava religiosa sob a obediência do arcebispo de Calcutá. Só em 08 de agosto de 1948 ela deixou o colégio de Santa Maria.Madre Teresa dirigiu-se para Patna, para fazer um breve curso de enfermagem. Em 21 de dezembro obteve a nacionalidade indiana. Data em que a irmã reuniu um grupo de cinco crianças, num bairro pobre e começou a dar aula.Pouco a pouco, o grupo foi aumentando e dez dias depois eram cerca de cinquenta crianças. Tendo abandonado o hábito da Congregação de Loreto, a Irmã Teresa usava um sari branco (roupa indiana), debruado de azul e, colocava no ombro uma pequena cruz.As missionárias visitavam os abrigos levando, mais que donativos, palavras amigas e as mãos sempre prestáveis para qualquer trabalho.
Congregação das Missionárias da Caridade
Em 10 de setembro de 1946, a caminho de Darjeeling para o seu retiro anual, Madre Teresa recebeu o que ela chamaria de “chamado dentro de um chamado”. Ao longo dos meses seguintes, por meio de locuções interiores, Jesus pediu-lhe que estabelecesse uma comunidade religiosa que se dedicasse ao serviço dos mais pobres entre os pobres. Ela expôs a sua Inspiração ao escrutínio do seu diretor espiritual e ao discernimento do Arcebispo Périer. Ambos, depois de muita oração e reflexão, permitiram-lhe dar o novo passo.
Em 19 de março de 1949, as vocações começaram a surgir entre as suas antigas alunas do colégio. A primeira foi Shubashini, filha de uma rica família, disposta a colocar sua vida ao serviço dos pobres. Outras voluntárias foram se juntando ao trabalho missionário. Mais tarde chamadas de "Missionárias da Caridade". A Congregação de Madre Teresa, foi aprovada pela Santa Sé em 07 de outubro de 1950. Em agosto de 1952, foi aberto o lar infantil Sishi Bavan (Casa da Esperança) e inaugurado o "Lar para Moribundos", em Kalighat, auxiliando pobres, doentes e famintos. A partir dessa data, a sua Congregação começou a se expandir pela Índia e por várias partes do mundo. Em 1963, em reconhecimento a seu apostolado, o governo indiano concede-lhe a medalha "Senhor do Lótus".
Prêmios e Honrarias
Em outubro de 1979, Madre Teresa de Calcutá recebeu o Prêmio Nobel da Paz.No mesmo ano, João Paulo II recebeu a Madre, em audiência privada e a nomeou "embaixadora" do Papa em todas as nações.Muitas universidades lhe conferiram o título "Honoris Causa". Em 1980, recebe a ordem "Distinguished Public Service Award" nos EUA. Em 1983, estando em Roma, sofreu o primeiro grave ataque do coração. Tinha 73 anos.Em setembro de 1985, foi reeleita "Superiora das Missionárias da Caridade". Nesse mesmo ano, recebeu do Presidente Reagan, na Casa Branca, a "Medalha Presidencial da Liberdade", a mais alta condecoração do país.Em agosto de 1987, viajou para a União Soviética quando foi condecorada com a "Medalha de Ouro do Comitê Soviético da Paz". Em agosto de 1989, realizou um dos seus sonhos, abrir uma casa na Albânia.Em setembro de 1989, sofreu o seu segundo ataque do coração e recebeu um marca-passo. Em 1990, pediu ao Papa para ser substituída no seu cargo, mas voltou a ser reeleita e permaneceu por mais seis anos no cargo.
Morte
Madre Teresa de Calcutá faleceu no dia 05 de setembro de 1997, depois de sofrer uma parada cardíaca. Seu corpo foi transladado ao Estádio Netaji, onde o cardeal Ângelo Sodano, Secretário de Estado do Vaticano, celebrou a Missa de corpo presente.O mesmo veículo que, em 1948, transportara o corpo do Mahatma Gandhi foi utilizado para realizar o cortejo fúnebre da "Mãe dos pobres". Em 19 de outubro de 2003 Madre Teresa de Calcutá foi beatificada pelo Papa João Paulo II. No dia 4 de setembro de 2016 foi canonizada, pelo Papa Francisco.
TÓPICO 2 - O CARISMA DAS MISSIONÁRIAS DA CARIDADE
Os Missionários da Caridade (Irmãs) é uma família religiosa internacional De direito pontifício fundado pela Santa Teresa de Calcutá em 1950. Composto de ramos ativos e contemplativos com votos públicos perpétuos de castidade, pobreza, obediência e atendimento sincero e gratuito aos mais pobres dos pobres.
Estilo de Vida das Missionárias da Caridade
• Escolhendo deliberada e voluntariamente viver uma vida de pobreza e austeridade – escolhendo ser pobre e simples.
• Vestida com um traje simples e modesto de algodão, um sári de três listras com bordas azuis (usado no estilo bengali), calçado simples e uma bolsa de pano simples, sem relógio de pulso, sem anel de dedo ou outros acessórios.
• Viver em comunidade em conventos, em habitações simples e salas comuns, sem disponibilização de quartos privados.
• Sair em pares, transportar-se nos meios de transporte mais baratos.
• Sustentado por um fundo comum da Congregação, sem conta bancária pessoal ou bens em nome, sem dinheiro pessoal.
• Não comer ou beber nas casas dos pobres que os ricos visitavam, fornecendo comida para a jornada do dia.
• Nenhuma participação em entretenimentos sociais, como teatros, festas, restaurantes
• Utilização de aparelhos eléctricos e electrónicos apenas em caso de necessidade absoluta, ou seja, requisitos legais.
O Alvo da Sociedade: Contexto e Fundamentação Teológica
A Sociedade em questão, inspirada no carisma de santidade e serviço, tem como objetivo central "apagar a infinita sede de Jesus Cristo na Cruz", uma missão que une mística espiritual e ação prática. Esse propósito deriva diretamente das palavras de Cristo no Calvário: "Tenho sede" (João 19:28), interpretadas não como uma necessidade física, mas como um anseio divino pela salvação das almas e pela reciprocidade do amor humano. A espiritualidade da Sociedade entrelaça essa visão com os quatro votos — pobreza, castidade, obediência e serviço aos mais pobres —, vividos em um espírito de confiança amorosa, rendição total e alegria, conforme ensinamentos de figuras como Santa Teresa de Calcutá e São João Paulo II.
1. A Sede de Cristo na Cruz: Uma Interpretação Espiritual
A frase "apagar a sede de Cristo" remete à tradição cristã, que vê na Cruz um símbolo do amor redentor. Teólogos como Hans Urs von Balthasar e Madre Teresa explicam essa "sede" como o desejo de Deus pela reconciliação da humanidade. Para a Sociedade, isso se traduz em:
• Serviço aos marginalizados: Cuidar de doentes terminais, órfãos e encarcerados, reconhecendov neles o rosto de Cristo sofredor.
• Evangelização silenciosa: Testemunhar o amor divino através de ações, não apenas palavras, seguindo o lema "Fazemos algo belo para Deus" (Madre Teresa).
• Reparação espiritual: Oferecer orações e sacrifícios para "compensar" a indiferença do mundo, um conceito arraigado na doutrina da Comunhão dos Santos.
2. Os Quatro Votos: Pilares da Vida Consagrada
Os votos são a estrutura que sustenta a missão da Sociedade, indo além dos tradicionais três votos religiosos:
1. Pobreza radical: Renúncia a posses pessoais, vivendo apenas do essencial para imitar Cristo despojado.
2. Castidade como entrega total: O coração indiviso a Deus, canalizando o amor humano para o serviço universal.
3. Obediência alegre: Submissão à vontade divina através dos superiores, refletindo a entrega de Jesus no Getsêmani.
4. Serviço aos mais pobres: Voto único da Sociedade, que as distingue, exigindo dedicação aos "mais pobres dos pobres" sem distinção de religião ou cultura.
Esses votos são vividos não como um fardo, mas com "alegria franciscana", alimentada pela certeza de participar do plano divino.
3. Confiança Amorosa e Rendição Total: A Espiritualidade da Entrega
A confiança amorosa (conceito central em Santa Teresinha do Menino Jesus) implica abraçar a vulnerabilidade, crendo que Deus proverá todas as necessidades. Exemplos práticos:
- Dependência da Providência: Recusa de doações excessivas ou patrocínios que comprometam a autonomia espiritual.
- Aceitação do sofrimento: Transformar enfermidades ou fracassos em oferendas, seguindo a máxima "Até que doe, não é verdadeiro amor".
- Silêncio contemplativo: Momentos diários de adoração e meditação para discernir a vontade divina.
A rendição total manifesta-se na disponibilidade para missões perigosas (como zonas de guerra) e na rejeição a planos pessoais, substituídos por uma entrega ao "hoje de Deus".
4. A Alegria como Testemunho Evangélico
A alegria na Sociedade não é mero otimismo, mas fruto do Espírito Santo (Gálatas 5:22), visível em:
- Celebração comunitária: Cantos, festas litúrgicas e gratidão mesmo em meio à escassez.
- Sorriso como apostolado: Madre Teresa insistia que um sorriso para os pobres era "um raio de amor de Deus".
- Resiliência na adversidade: Relatos de missionárias em países como o Iêmen, que mantêm a esperança apesar de perseguições.
Estudos da Universidade de Oxford (2019) vinculam essa alegria à neurociência da gratidão, onde o serviço altruísta ativa regiões cerebrais associadas ao bem-estar.
5. "Amor Perfeito a Deus e ao Próximo": A Grande Síntese
O "amor perfeito" é a meta última, baseada no Mandamento Duplo (Mateus 22:37-39). Para a Sociedade, isso implica:
- União Mística: Horas diárias de oração (Eucaristia, Rosário) para aprofundar o relacionamento com Deus.
- Caridade Transformadora: Combate estrutural à pobreza, não apenas assistencialismo. Exemplo: Projetos de microcrédito na Índia.
Dados da Caritas Internationalis (2022) mostram que a Sociedade opera em 145 países, com 5.000+ membros, atendendo 1,5 milhão de pessoas anualmente.
6. Tornar a Igreja Presente no Mundo Contemporâneo
A Sociedade atualiza a missão eclesial ao:
- Inculturar a fé: Usar símbolos locais (como o sári na Índia) sem perder a identidade católica.
• Enfrentar desafios modernos:
- Tecnologia: Usar redes sociais para evangelização, mas recusar smartphones pessoais (acrescentar)
- Exemplo de Carlo Acutis: O Beato Carlo Acutis, jovem italiano beatificado em 2020, é conhecido como o "padroeiro da internet" por sua santidade vivida no mundo digital. Apaixonado pela Eucaristia, Carlo utilizou a tecnologia como instrumento de evangelização, criando um site para catalogar milagres eucarísticos ao redor do mundo. Demonstrou que, mesmo em um ambiente marcado por distrações, é possível viver a fé com autenticidade e pureza. Sua vida ensina que a tecnologia, quando bem usada, pode ser ponte para Deus e ferramenta de santificação.
- Modelar comunhão: Vida comunitária como antídoto ao individualismo, inspirada em Atos 2:44-47.
Um Alvo em Movimento Contínuo
O "alvo" da Sociedade não é estático, mas um chamado dinâmico a "saciar a sede de um Deus que tem sede de nós" (Bento XVI). Em um mundo fragmentado, sua existência questiona a cultura do descarte e oferece um modelo radical de amor encarnado. Como escreveu São João Paulo II: "Elas fazem da Cruz um poço de água viva para os sedentos do século XXI".
Apostolado
O apostolado é trabalhar na salvação e santificação dos mais pobres dos pobres, Não só nas favelas, mas também onde quer que estejam em todo o mundo, Colocando o amor de Deus em uma ação viva. Todo membro vai para onde é enviada e não escolhe o lugar ou o tipo de trabalho: "Em todo o nosso apostolado missionário, seguimos o conselho de Nossa Senhora no banquete de casamento em Caná, 'Faça o que Ele disser. "
O CARISMA DAS MISSIONÁRIAS NO MINECRAFT
A Congregação das Missionárias da Caridade no Minecraft tem como missão principal influenciar a todos a viverem os valores da caridade, simplicidade e compaixão, seguindo o exemplo de Cristo e dos grandes santos que dedicaram suas vidas aos mais necessitados. Inspiradas pelo amor ao próximo, essas missionárias devem agir com um olhar atento à pobreza e às tribulações daqueles que se encontram marginalizados, muitas vezes esquecidos ou ignorados pelos demais.
A essência desse carisma está na prática ativa da empatia, doação e caridade, levando esperança àqueles que mais precisam.
As missionárias não apenas suprem necessidades materiais, mas também levam consigo a Palavra de Deus, garantindo que os ensinamentos divinos sejam disseminados de forma prática e acessível a todos. Cada ação de caridade é uma oportunidade de conversão e renovação da fé, pois, através do serviço aos mais necessitados, manifesta-se o próprio rosto de Cristo.
Além disso, a vida dessas missionárias deve ser marcada pela oração constante, intercedendo por todos aqueles que sofrem e colocando diante de Deus as dores e esperanças da comunidade. Esse compromisso espiritual fortalece sua missão e lhes dá forças para continuar sua caminhada, mesmo diante de desafios e dificuldades.
Ser missionária no Minecraft não se limita a uma simples atividade dentro do jogo, mas representa um verdadeiro testemunho de fé e serviço, mostrando que é possível transformar qualquer ambiente – real ou virtual – em um espaço de amor, partilha e comunhão com Deus. Ao evangelizar e cuidar dos “esquecidos” da sociedade, essas missionárias cumprem o chamado divino de ir ao encontro dos mais necessitados e fazer do mundo um lugar melhor, cheio de luz e esperança.
TÓPICO 3 - VESTE RELIGIOSA DAS MISSIONÁRIAS DA CARIDADE
O hábito das Missionárias da Caridade, possui um simbolismo profundo, refletindo sua espiritualidade, missão e votos. Suas características principais são:
• 1. A sari branca com bordas azuis
- Branco: Representa pureza, simplicidade e alegria no serviço aos mais pobres. Também reflete a humildade e a entrega total a Deus.
- Bordas azuis: Simbolizam a Virgem Maria, fonte de inspiração para a ordem. O azul é associado à devoção mariana e à proteção materna, essenciais para o trabalho das irmãs entre os mais necessitados.
• 2. As três listras azuis no ombro
- As três linhas representam os três votos religiosos que as irmãs professam:
- Pobreza (renúncia aos bens materiais),
- Castidade (dedicação total a Deus e ao próximo),
- Obediência (submissão à vontade divina e à missão da ordem).
• 3. O crucifixo no ombro esquerdo
- Simboliza o sacrifício de Jesus Cristo, inspiração central para seu trabalho com os "mais pobres entre os pobres". O crucifixo lembra a importância de carregar a cruz diária em união com Cristo.
• 4. A sandália simples
- Reflete o voto de pobreza e a simplicidade radical, adequada para o serviço em condições difíceis, como favelas, leprosários e orfanatos.
• 5. A inspiração cultural
- A sari é uma vestimenta tradicional indiana, adaptada por Madre Teresa para que as irmãs se identificassem com a cultura local e se aproximassem dos marginalizados sem barreiras sociais.
• Significado geral:
O hábito não é apenas um uniforme, mas uma expressão visível do carisma da ordem: amor incondicional, serviço aos abandonados e testemunho de fé. Sua simplicidade radical reforça o compromisso de viver entre os pobres, compartilhando suas condições e dedicando-se totalmente à caridade.
CAPÍTULO V - A ESTRUTURA DA CONGREGAÇÃO MISSIONÁRIAS DA CARIDADE
1° Art. Governo Geral
Madre Superiora: Ir. Mariana Camily, M.C.
Vice Superiora: Ir. Mariana Ribeiro, M.C.
Prior Provincial: Ir. Roberta, M.C.
Zeladora: Ir. Mariana Camily, M.C.
Formadora: Ir. Mariana Ribeiro, M.C.
Promotora vocacional: Todas as irmãs no geral.
(Não tem registros do ultimo Capitulo Geral da Congregação)
Membros
1. Irmã Thais Gabriela;
2. Irmã Maria Eduarda;
3. Irmã Mariana Camily;
4. Irmã Mariana Ribeiro;
5. Irmã Roberta Nunes;
6. Noviça Anny Agnes;
7. Noviça Beatriz Cristina;
8. Noviça Helena Gabrielly;
9. Noviça Tauani Letícia;
10. Noviça Agda Cecilia
Atualmente temos 10 irmãs sendo 5 com os votos perpétuos.
2° Art. Templos confiados
Capela Santa Teresa de Calcutá (externa):
Capelão: Vacante
Auxiliar: Vacante
Capela Imaculado Coração de Maria (interna):
Capelão: Ir. Maria Eduarda M.C.
Auxiliar: Noviça Tauani Leticia
3° Art. Explicação das funções
Madre Superiora:
A palavra "madre" é um título honorífico-hierárquico cristão católico, que se dá a uma irmã religiosa superiora de um convento de freiras. O termo "madre" vem do latim "mater", que significa "mãe". Sua função é coordenar a congregação religiosa, sendo responsável pelo cuidado das irmãs, principalmente no que diz respeito à fidelidade à missão e carisma da congregação. Logo, sua missão é guiar a comunidade levando os ensinamentos de nosso Senhor e da Fundadora/Padroeira da Congregação. Assim como uma mãe zela pela sua filha, assim a Madre precisa cuidar, zelar e guiar as irmãs do convento.
Vice-Superiora:
Prior Provincial:
Zeladora:
Formadora:
Promotora Vocacional:
(Há mais capítulos a serem acrescentadas além do SUMÁRIO apresentado no início)